sábado, 5 de abril de 2008

MILAGRE EUCARISTICO DE IVORRA

IVORRA

ESPANHA

1010


O pároco desse povoado duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia. Um dia, no ano de 1010, enquanto ele estava celebrando a Missa ocorreu o Milagre: o vinho que estava dentro do Cálice se converteu completamente em Sangue vivo.

No século XI começou a difusão, por toda a Europa, de doutrinas heréticas que negavam, a presença real de Jesus na Eucaristia e o sacerdote de Ivorra, Bernat Oliver, também duvidou da transubstanciação. Justamente quando estava celebrando a Missa, ocorreu o Milagre: o vinho no Cálice se converteu em Sangue e derramou-se sobre a toalha do altar caindo no chão.
O Bispo de Urgell, São Ermengol foi avisado e ele se dirigiu imediatamente a Ivorra para ver pessoalmente o que tinha acontecido. O Papa Sergio IV que estava em Roma, também foi colocado a par dos factos e assinou uma Bula Pontifícia na qual se certificava que aquele evento se tratava de um verdadeiro Milagre.
As Relíquias do Prodígio e o documento pontifício foram colocados debaixo do altar maior da igreja paroquial de Ivorra, dedicada a São Cugar, inaugurada em 1055 pelo Bispo Guillem de Urgell.
Actualmente as Sagradas Relíquias se conservam num Relicário gótico do ano de 1426 que contém a toalha do altar manchada de Sangue e outras Relíquias doadas pelo Papa Sergio IV a São Ermengol.
Em 1663 edificou-se o actual Santuário para satisfazer as exigências do grande número de peregrinos que querem venerar o Milagre.
Ainda hoje, no segundo Domingo de Páscoa, se celebra uma importante festa conhecida com o nome de “Santa Dúvida” referindo-se à “dúvida” do sacerdote de Ivorra, Bernar Oliver e ao grande Milagre.

Obs:
As descrições dos Milagres Eucaristicos aqui apresentados foram retirados do site: http://www.therealpresence.org/index.html

Sem comentários: